O mundo da publicidade está passando por um momento extremamente interessante e desafiador. Mesmo apenas uma minoria dos publicitários admitirem que o modelo centenário de Agência está ultrapassado, é fato que os cargos e funções, bem como suas especialidades estão mudando o modo como as agências se organizam estruturalmente.
No universo publicitário não mudou apenas a forma de assistir televisão, de ouvir rádio ou de receber publicidade por recomendação. Muda também as estratégias de comunicação e modo como as marcas e empresas se inserem na vida do consumidor.
Na 3ª Semana de Publicidade da UFPE, que aconteceu na última semana de Outubro de 2011, as agências de publicidade (AMPLA) (MINERVA) E (GRUPONOVE) que representam a ponta do mercado pernambucano refletiram profundamente sobre o tema. Fernando Lima, representando a Ampla deixou claro que sua Agência está fazendo as coisas acontecerem, além de criar um novo departamento denominado de "novos negócios", eles estão inserindo a cultura do CULHUNTER, com a perspectiva de olhar diferente para o mercado, explorando novas possibilidades de linguagem e conexão com o consumidor.
Aliwton Carvalho, estrategista e criativo do GRUPONOVE, afirmou que a as Agências precisam pensar em soluções e não mais em anúncio ou em plataforma de mídia. Como criativo “penso que a Agência deve pensar não só a comunicação, mas o negócio do cliente como um todo, esse é o espírito do GRUPONOVE”. Na mesa de debates, moderada pelo prof. Rodrigo Stéfani que está a frente da MINERVA (Ag. Expeirmental da UFPE) ficou marcado que as agencias devem cada vez mais acreditar no negócio da publicidade e inovar não é mais uma condição da modernidade, é uma obrigatoriedade para quem quer prestar um serviço de excelência.
(Aliwton Carvalho, Rodrigo Stéfani e Fernando Lima)
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