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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os desafios da Criação Publicitária

A disciplina de Criação Publicitária II trabalhou como proposta pedagógica nesse segundo semestre de 2011, o conceito de criação estratégica, visando atender as características do segmento de varejo. Entendendo que Pernambuco mesmo passando por um processo de aceleração econômica no setor da indústria e manufaturas, é no varejo que se localiza a grande mola propulsora de nossa economia e é graças a ele que o mercado publicitário se aquece.

Nesse contexto, a proposta que coloquei para meus alunos da UFPE foi de trabalhar com o conceito de POSITIVAÇÃO DE VENDAS. Trata-se de uma forma de implementação de materiais no ponto de venda que visa atrair o cliente para consumir o produto por impulso. Ela reúne displays, materiais de comunicação, caixas entre outros atrativos que tornarão o produto mais organizado e visível ao consumidor. E, como cerca de 90% das compras é decidida no próprio ponto de venda, a estratégia tem sido vista, até mesmo, como uma alternativa mais barata que a publicidade feita em mídias externas.

Desta forma, a turma foi dividida em equipes de 04 a 05 alunos de modo que cada grupo teve que desenvolver um projeto criativo que partisse de uma narrativa trasmidiática e que serviria de suporte para vários produtos comunicacionais, desde material de gôndolas, display até adesivagem de loja e desenvolvimento de outros subprodutos. O resultado final foi um grande sucesso, onde as estratégias criativas se configuraram por diferentes suportes.
Produtos como DESODORANTE AXE, SANDÁLIAS HAVAIANAS, ENERGÉTICO BURN, CADERNO MOLESKINE, CHUTEIRA PUMA, ÓCULOS CHILLI BEANS ganharam novas possibilidades de promoção dentro e fora do ambiente de venda, as fotos abaixo mostram alguns detalhes do processo criativo.

Conceito de cinderela assume características modernas e o clima é de praia. A equipe criou uma atmosfera aderente a cultura brasileira, envolvendo o conceito das sandálias Havaianas.

Criação de uma cúpula de cristal que envolve o produto, ao fundo adesivagem na parede. 

Para o caderno Moleskine, foi desenvolvido uma narrativa que conta a história do produto no transcorrer do tempo, marcados por épocas distintas, onde figuras mitológicas brotam do caderno e ganham vida no material de ponto de venda.

Chuteira Puma recebe um tratamento especial na sua embalagem, com material sintético simulando o gramado, esse memso material decora o ponto de venda com pufs, bancos e texturas nos tapetes.

O energético Burn positivou danceterias, criando um espaço alternativo com luzes, bar todo decorado e mobiliário temático, onde o consumidor pode jogar cartas de baralho, assistir o seriado e consumir o produto dentro de um cenário exótico e muito provocante.  

O desodorante Axe ganha uma justiceira, que junto da sua moto vai salvar homens com problemas de transpiração. Essa foto simula a construção de uma ilha com os produtos, no tema da campanha, que pode ser montado em hipermercados.

 
Chilli Beans recebe displays de TV digital, etiqueta para óculos e uma caixa de embalagem específica para nova comunicação que explora a narrativa de "Las Vegas", onde tudo é permitido e nada proibido.


OBS: Todos os trabalhos foram desenvolvidos pelos acadêmicos do 5º período de Publicidade e Propaganda da UFPE, são trabalhos manuais, protótipos, resultado de uma Comunicação Transmidiática visando a postivação de venda.
Os trabalhos obrigatoriamente exigiam a criação de uma narrativa que ancorava personagens e objetos que pudessem representar, de alguma forma, a identidade de marca dos seus produtos.






Um comentário:

  1. Gostava ficar esclarecido qual as diferenças entre as lojas que constituem o núcleo de negócio de um shopping, quanto ao facto de serem classificadas de lojas "ancoras" e "mega stores"

    Fisicamente não encontro um diferença por ali alem!...

    Agradeço resposta para o email pf.businesstakes@gmail.com

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