Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Luxo de acessibilidade é utopia!




É muito difícil de explicar, mas acredito duramente que o Novo Luxo ou o Luxo de Acessibilidade é mais uma dessas fantasias criadas pelos editores de negócios e consultores de mercado, na tentativa desesperada de aproximar o consumidor de uma mercadoria mais envolvente.


A primeira coisa que me faz acreditar nessa hipótese é que, primeiramente, o luxo é um conceito fluído, movediço e que tem uma capacidade de mutação cem vezes maior que o vírus da gripe. Em outras palavras, o que pode ser luxo para você, para outra pessoa, com referencias culturais distantes da sua, pode ter um significado oposto (brega). Assim como eu acho brega ver um playboy fazendo pose com uma Ferrary pelas ruas de Recife, talvez com um Hummer teria maior chance de sucesso?!


A segunda preposição que me faz crer que o luxo ainda é um artigo para poucos, está relacionado a matéria publicada na revista
TAM (Ano 4, nº44 – Agosto de 2011) que menciona as novas confrarias que se formam por pessoas de alto poder aquisitivo (Classe AAA) que deixam de compartilhar charutos, whisky e agora entram no patamar de iates e outros bens exóticos como helicópteros e carrões.

No entanto, o argumento pelo qual eu mais me agarro a essa hipótese está intimamente ligado ao mix de marketing destinado a o setor de luxo, que por sua vez envolve distribuição seletiva, inovação, refinamento arquitetônico e de design, apresentação impecável e originalidade – resumindo - marketing de experiência. Com base nesse mix eu pergunto: quem no Brasil realmente está capacitado para atuar de forma integrada como esses valore em seu ambiente de negócio, quem? Quem?

O Marketing do Luxo, ao contrário de que muitas pessoas pensam, não é simplesmente trabalhar com produtos raros e com preços premium. Muito mais do que isso, marketing do luxo envolve educação, cultura refinada, sutileza e muita sensibilidade. E isso definitivamente é para poucos!!!

Além disso, temos ainda os cuidados com a distribuição, que devem ser excepcionais; os serviços agregados, especialmente falando do pós-venda etc. Muitos compradores emergentes que optam por marcas como Prada, Ferrari, Louis Vuitton entre outras se esquecem que esses produtos já fazem parte do contexto do varejo brasileiro e são acessíveis a muita gente. O que está em alta no mercado de luxo, não são marcas famosas e nem produtos caríssimos como jóias e carrões importados etc. Mercado de Luxo é você entregar referências pedagógicas que orientem o consumo para artigos que respeitam o meio ambiente, que promovam a sustentabilidade, que combatam a desigualdade social e a intolerância sexual, que tenha uma história\mitologia verdadeira refletindo, sobretudo; valores morais e éticos. Mais um vez, características raras nessa economia globalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário