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quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Varejo não é mais o mesmo!

O varejo mudou e a principal característica da sua nova configuração é que as empresas não estão interessadas exclusivamente em vender, os esforços agora se dividem em fidelizar, cativar novos clientes e recuperar os antigos.




O que vem acontecendo no mercado de varejo é uma rápida mudança de “hábitos dos consumidores” que a cada dia que passa possui um repertório maior e mais variado sobre os atributos dos serviços e produtos que eles procuram para suas vidas. Esses consumidores modernos têm acesso a internet e fazem rigorosas investigações a respeito das políticas de preço, garantia do produto e condições de entrega (agilidade).


Com as novas tecnologias o apelo de venda não é mais o preço e ou a exclusividade do produto, mas sim as condições do valor agregado que é adquirido no momento exato da compra (confiança e garantia). Apesar da comunicação tradicional de varejo ainda estar vinculada ao giro de mercadorias e queima de estoque, o segmento sente que a mudança de comportamento do consumidor ajuda o mercado a não ficar estagnado, praticando as mesmas fórmulas convencionais de comunicação e escolha das mídias.


Uma nova geração de consumidores está olhando de forma atenta para outros dispositivos individuais de acesso a informação que têm como característica a velocidade de informação. Essa geração, diferentemente de todas as outras já estão acostumadas a receber e absorver conteúdo publicitário de uma forma totalmente diferente daquilo que se canonizou nas mídias tradicionais e agora; o grande desafio do mercado de varejo é apropriar-se dos novos estilos de narrativas e de recursos que a linguagem promocional está absorvendo, além da estética e do modelo multifocal que se difere em gênero, número e grau das mensagens convencionais de promoção.

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