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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O futuro atual da Publicidade em Pernambuco

A Publicidade é uma área de competência híbrida que abriga diversos conhecimentos relevantes da sociedade moderna para o seu desenvolvimento, entre elas: marketing, economia, administração, psicologia etc. Com isso, o profissional de Publicidade que, naturalmente sempre foi relacionado como um profissional “criativo”, agora adquire um novo perfil profissional, de caráter mais formal, de executivo, e que tem muita proximidade com as relações de negócio e gestão.
Isso se justifica, entretanto, com a relação econômica atual do Brasil e, em especial, com os excelentes números do Produto Interno Bruto de Pernambuco, divulgados pela Agência Condepe/Fidem, que revelam o crescimento contínuo da economia do Estado.


A indústria e os serviços foram os grandes responsáveis pela alta e o mercado publicitário que de partida tem sua origem no varejo de pequeno e médio porte, mas agora se desenvolve em outros segmentos. Os dados revelam que, no segundo trimestre de 2010, o PIB Estadual, a preço de mercado, cresceu 12,4%, em relação ao mesmo período de 2009, acumulando um crescimento de 9,9% no 1° semestre. No mesmo período, o crescimento acumulado do Brasil foi de 8,9%.
Este foi o melhor trimestre apresentado desde 1995 e a expectativa, para o ano, permanece em dois dígitos, afirmou a diretoria executiva de estudos, pesquisas e estatística da Agência Condepe/Fidem. No crescimento da indústria pernambucana, as maiores influências ficaram por conta da indústria de transformação (22,0%) e da construção civil (21,2%). Nos serviços, as atividades que mais se destacaram no período foram: comércio (9,9%), transportes (21,2%) e atividades imobiliárias, aluguéis e intermediação financeira (13,7%).


Uma prova disso é que o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, anunciou que a fábrica a ser construída em Pernambuco receberá R$ 3 bilhões em investimentos até 2014. Isso significa que o perfil do profissional em Publicidade deve alterar significativamente nesses anos e as Universidades devem preparar esse aluno para ser um Gestor de Comunicação com vistas aos modelos de negócio que regem a Indústria e Serviços, a Importação e a Gestão de Negócios, bem como serviços de monitoramento de Marca e de Imagem Corporativa.

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