Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia do Publicitário e uma reflexão: VAREJO

O varejo é considerado o primo pobre da Publicidade, rejeitado pelos homens criativos e por aqueles que apreciam a arte de planejar, o varejo, alem de discriminado é muito mal interpretado no ambiente publicitário, mesmo sendo o setor que mais investe em comunicação publicitária e compra de mídia.
Equivocadamente o varejo é sinônimo de propaganda barata, de baixa qualidade e com foco específico em “preço promocional”. No entanto, a Comunicação de Varejo é muito mais complexa e atraente do que parece. A propaganda de varejo além de ser uma ferramenta potente para captar clientes, alavancar e incrementar vendas, gera tráfego, agrega valor à marca e estimula as decisões de compra do consumidor. Ela pode dar um forte suporte para campanhas institucionais “as queridinhas dos criativos”


Nesta data especial, 01 de fevereiro - dia do Publicitário, vale ressaltar que o aprimoramento das tecnologias digitais permitiram que a Comunicação de Varejo transformasse as relações de consumo, causadas por novas tecnologias no comércio. Os RFIDs, identificação eletrônica de produtos, automação comercial, novos sistemas de iluminação, identificação biométrica, vigilância eletrônica, tecnologias verdes e ecológicas, reciclagem, sistemas de auto atendimento e muito mais... colocam esse estilo de comunicação muito além da promoção de vendas e das liquidações.
O varejo, de modo geral, cumpre objetivos de posicionamento e imagem de marca, loja e/ou produto. O estilo das promoções, o conteúdo dos anúncios, a definição da mídia, se forem criativamente bem planejados e implementados criam uma identidade única com o consumidor e cria uma relação especial com as principais mídias. Ela proporciona maior visibilidade à marca e possui a capacidade de atingir consumidores dispersos geograficamente. No entanto, ainda é pouco explorada pelos criativos publicitários e necessita de maior dedicação e conhecimento para sua prática.
Vale estudar o varejo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário