Total de visualizações de página

sábado, 14 de novembro de 2009

Por que tenho medo da semiótica?


Devemos destacar que a Semiótica muitas vezes é odiada pela forma exclusivamente teórica com que é tratada nas aluas, mas há de se esclarecer algumas coisas. A 1ª delas é entender que a Semiótica nos confere parâmetros conceituais para analisar anúncios publicitários e entender com maior precisão, quais são os objetivos do enunciador em relação ao enunciatário, descrevendo o teor persuasivo dos textos, ou seja, as estratégias que foram utilizadas pela enunciação para estabelecer um contrato de proximidade com seus leitores. Entendendo sobre semiótica é possível relacionar os elementos que define e que justifica a escolha de uma determinada cor, o estilo da fonte, a opção de uma imagem e até mesmo a sintaxe discursiva do texto publicitário e seus elementos de persuasão. Vamos aplicá-la nos anúncios que seguem.


Em tempos de (quase) total liberdade na aparência, em que há opções para todas as vontades de consumo e em que todos os estilos são possíveis, vale ressaltar que a propaganda, ainda se apropria de métodos antigos, como a propaganda de guerra, onde a criação de anúncios ainda se estabelece por meio de estereótipos embasados na imagem já desgastada de mulheres especiais, inatingíveis, que se tornaram ícones de imagem para estilistas, artistas e claro, para outras mulheres; como pode ser demonstrado através dos anúncios que seguem.
No exemplo abaixo, percebam um similaridade muito grande coma a propaganda acima, além disso, o emprego da cor é estratégico, em especial, porque o preto possui grande poder de atração; transmite sofisticação e orienta o foco da visão para o centro da imagem. Essas sensações estão atribuídas ao objeto central do anúncio, que é o ser humano – a mulher sensual, segundo os parâmetros da moda.

A consciência de que a cor pode incorporar significados às informações que são arquitetadas no anúncio junto com o conteúdo central, que é a imagem de sedução, complementa a concepção do design da peça. Há de se ressaltar que, no exercício de sua função, o consumidor responde às intenções embutidas na estética visual da propaganda, que são, por sua vez, intenções daqueles que detêm as técnicas de criação, com base na teoria da semiótica.
“A semiótica serve para analisar as relações entre uma coisa e seu significado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário