Devemos destacar que a Semiótica muitas vezes é odiada pela forma exclusivamente teórica com que é tratada nas aluas, mas há de se esclarecer algumas coisas. A 1ª delas é entender que a Semiótica nos confere parâmetros conceituais para analisar anúncios publicitários e entender com maior precisão, quais são os objetivos do enunciador em relação ao enunciatário, descrevendo o teor persuasivo dos textos, ou seja, as estratégias que foram utilizadas pela enunciação para estabelecer um contrato de proximidade com seus leitores. Entendendo sobre semiótica é possível relacionar os elementos que define e que justifica a escolha de uma determinada cor, o estilo da fonte, a opção de uma imagem e até mesmo a sintaxe discursiva do texto publicitário e seus elementos de persuasão. Vamos aplicá-la nos anúncios que seguem.

No exemplo abaixo, percebam um similaridade muito grande coma a propaganda acima, além disso, o emprego da cor é estratégico, em especial, porque o preto possui grande poder de atração; transmite sofisticação e orienta o foco da visão para o centro da imagem. Essas sensações estão atribuídas ao objeto central do anúncio, que é o ser humano – a mulher sensual, segundo os parâmetros da moda.

A consciência de que a cor pode incorporar significados às informações que são arquitetadas no anúncio junto com o conteúdo central, que é a imagem de sedução, complementa a concepção do design da peça. Há de se ressaltar que, no exercício de sua função, o consumidor responde às intenções embutidas na estética visual da propaganda, que são, por sua vez, intenções daqueles que detêm as técnicas de criação, com base na teoria da semiótica.
“A semiótica serve para analisar as relações entre uma coisa e seu significado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário