

Os elementos de contraste que compõem cada peça e a maneira como as cores são utilizadas para estimular nosso cérebro são estratégias comuns que podem ser encontradas nos estudos de percepção que desenvolveu a Teoria da Gestalt. Essa teoria, entre outras regras, incita que o cérebro humano tende automaticamente a desmembrar a imagem em diferentes partes, organizá-las de acordo com semelhanças de forma, tamanho, cor, textura etc., que por sua vez serão reagrupadas de novo num conjunto gráfico que possibilita a compreensão do significado exposto.
O que vocês acham? Depois falamos de Semiótica...
É bem por aí Rodrigo... o tempo passa, o tempo voa... mas a velha técnica continua numa boa!
ResponderExcluirSem dúvida alguma é necessário ter criatividade, mas essa precisa estar aliada a técnica. Vemos muito por aí, pseudo-publicitários mancos, que ora são "criativos", ora são "técnicos"... Ser uma coisa só corre o risco de deixar um anúncio ou uma campanha "capenga" e quem paga a conta daí???? Pois é o cliente..... mas daí já é outra estória.... para outro artigo....rs
Como publicitários devemos ser as 2 coisas, ou seja, generalistas, buscando sempre a excelência. Saber ouvir o cliente e extrair o máximo de idéias que funcionem para o negócio dele é fundamental. Isso não se aprende na faculdade, é adquirido pela experiência do dia a dia... do "téti a téti", é na chuva que "aprendemos" o que é "quem tá na chuva é para se molhar" .... Na verdade na maioria das vezes quem dá a idéia é o próprio cliente...
Um forte abraço Rodrigo, parabéns pelo artigo.