A cultura de consumo após descobrir que o mercado de luxo é um segmento a ser explorado, especialmente pelas oportunidades pouco vislumbradas no Brasil trouxe um equívoco conceitual que está na crença de que o luxo é algo ostensivo, ancorado, sobretudo, no uso exagerado de materiais preciosos e no acesso a mercadorias de marcas famosas, estandartizadas por celibridades da TV e Cinema.
No entanto, a sofisticação do luxo em termos de referência cultural ou de fruição do estilo, encontra no design e na carisma de personalidades lúdicas o seu operador fundamental. Nesse sentido, Bourdieu (2006) argumenta que essa mudança de valores pode ser entendida a partir da percepção da existência de um “capital cultural objetivado”, agregado à materialidade dos produtos de luxo.
No entanto, a sofisticação do luxo em termos de referência cultural ou de fruição do estilo, encontra no design e na carisma de personalidades lúdicas o seu operador fundamental. Nesse sentido, Bourdieu (2006) argumenta que essa mudança de valores pode ser entendida a partir da percepção da existência de um “capital cultural objetivado”, agregado à materialidade dos produtos de luxo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjG3NoN3gan7tkQssQVDTgCVyxgT00int0p53oUd0Q8DLEgOLDVRmclAtsfq5X-wc8aI9FL0KlgwBfrWxkS11cXQrpATtv8WUDUEbWyShyphenhyphenVB4V6Y6ixp-d7-GQ_d_SIrB5A4V6wh6XmXqCE/s320/gisele-bundchen-forbes-number-1%5B1%5D.jpg)
Giselle Bundchen é tão recorrida ao cenário do luxo, porque leva um pouco disso.
Portanto, o luxo contemporâneo é destinado àqueles que dispõem de capital cultural suficiente para perceber diferenças infinitesimais, pois, segundo Soares (2006), “o luxo é uma diferença que diferencia”. Esta dinâmica do mercado exige cuidados para que o novo não seja confundido com o antigo, o sofisticado com o pobre e para que o artesanal não pareça imperfeição, envolvendo, portanto, um sofisticado universo de re-apropriações, deslocamentos, releituras e referências, fortemente ancoradas a contextos sócio-históricos específicos.
Esse é o conceito da semana, vamos refletir!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário