Carros velozes, lendários, inovadores e estilizados. Qual é a relação desse evento sofisticado do universo automobilístico com o conceito de “novo luxo” que estamos discutindo?
O 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo traz mais de 450 diferentes modelos, pertencentes a 42 diferentes marcas, espalhados em 85 mil metros quadrados de área. Contudo, o que me chama mais atenção não é o valor volumoso das cifras que somam cada produto em exibição, mas o investimento na comunicação de marketing aplicados ao ponto de venda e, como esse mercado evoluiu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0BoHIXemomWRTA8EH4hWVGaxWY6D7-SnHnOCGc4HFylcBE-bi2sXAO8D1MoaJXEbiwGGMu6XvgbRGAyiZTcVWJ7JzWLtLmsWqrGJKf4BOLr1-QzDgJlMTlAnqYry5KlsT8ZfpCpXWjo_E/s320/ferrari_leitor%5B1%5D.jpg)
Não acho luxuoso ter uma Ferrari ou uma BMW, até porque, qualquer jogador de futebol em ascensão pode tê-lo, isso é algo comum à burguesia emergente. Claro que existe uma mística sobre a escuderia famosa e outras marcas do gênero, como a Mercedes. Talvez o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport me seduza e encante muito mais que a tradicional ferrari... O deslumbre desse evento e o luxo verdadeiro está na minha humilde concepção ao perceber os pontos de exposição.
Cada ambiente é um show particular, do helicóptero exposto pela H-Buster, um dos maiores fabricantes de sistemas de áudio e vídeos automotivos do Brasil, encontramos modelos lindíssimas e uma tecnologia de ponta em displays de evento nunca vista antes. Técnicas de abordagem direta, cenários com arquitetura e design estilizados, decoração com elementos de délicatesse ou vanguardistas, engenharia de iluminação e acomodações vip’s com serviço de atendimento ao consumidor são, na minha opinião, coadjuvantes do conceito do novo luxo para esse setor. Temos ainda, as versões de carro 'ecologicamente corretos' e modelos híbridos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhrnZSYumuAeo-8sl42l2clNOz13OLDMYA0EQGjIrSOh6So8kYByUnfNvTUMci49oiMO4zYEkP3GNJovgRspe0zHbHgeeF6B4WsRxAZkZodrpEPX2rmEZuKT1b9seYa9aQ9Rwx5QeJ9-Td/s320/g_235351679%5B1%5D.jpg)
Há uma infinidade de pormenores relevantes que merecem destaque. O novo luxo está na cultura intelectual e educada de quem sabe envolver o consumidor, voltada para questões éticas e de engajamento ambiental, que reflita no conforto do cidadão comum e que se espalha nos detalhes da ambientação de marketing do setor. Os carros caros são para exibicionistas e amantes do automobilismo. O diferencial é a tecnologia!
No evento você encontra a réplica perfeita do Bumblebee, herói do filme Transformers, que na telona se disfarça no esportivo Camaro (principal lançamento da Chevrolet no evento), e a Robôkia da Kia Motors que se transforma ao vivo, de hora em hora, e dá boas-vindas aos visitantes no estande da montadora sul-coreana.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQTo_SNOzyXrCGAavXyAS3zDDUiZYIe0pSjFhBNBLw82ZepUTp-09hqhmkezIpg9QMRIeX1yvjG3tSc-9-nr1YoNTgJx_dOAMmGaic4Y8W0dUDjLDenCWZW_34u31epN8mIw0TLsk95keM/s320/transformers-blog%5B1%5D.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário