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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Marketing de Luxo e os Carros do Salão do Automóvel.

Carros velozes, lendários, inovadores e estilizados. Qual é a relação desse evento sofisticado do universo automobilístico com o conceito de “novo luxo” que estamos discutindo?
O 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo traz mais de 450 diferentes modelos, pertencentes a 42 diferentes marcas, espalhados em 85 mil metros quadrados de área. Contudo, o que me chama mais atenção não é o valor volumoso das cifras que somam cada produto em exibição, mas o investimento na comunicação de marketing aplicados ao ponto de venda e, como esse mercado evoluiu.

Não acho luxuoso ter uma Ferrari ou uma BMW, até porque, qualquer jogador de futebol em ascensão pode tê-lo, isso é algo comum à burguesia emergente. Claro que existe uma mística sobre a escuderia famosa e outras marcas do gênero, como a Mercedes. Talvez o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport me seduza e encante muito mais que a tradicional ferrari... O deslumbre desse evento e o luxo verdadeiro está na minha humilde concepção ao perceber os pontos de exposição.
Cada ambiente é um show particular, do helicóptero exposto pela H-Buster, um dos maiores fabricantes de sistemas de áudio e vídeos automotivos do Brasil, encontramos modelos lindíssimas e uma tecnologia de ponta em displays de evento nunca vista antes. Técnicas de abordagem direta, cenários com arquitetura e design estilizados, decoração com elementos de délicatesse ou vanguardistas, engenharia de iluminação e acomodações vip’s com serviço de atendimento ao consumidor são, na minha opinião, coadjuvantes do conceito do novo luxo para esse setor. Temos ainda, as versões de carro 'ecologicamente corretos' e modelos híbridos.

Há uma infinidade de pormenores relevantes que merecem destaque. O novo luxo está na cultura intelectual e educada de quem sabe envolver o consumidor, voltada para questões éticas e de engajamento ambiental, que reflita no conforto do cidadão comum e que se espalha nos detalhes da ambientação de marketing do setor. Os carros caros são para exibicionistas e amantes do automobilismo. O diferencial é a tecnologia!
No evento você encontra a réplica perfeita do Bumblebee, herói do filme Transformers, que na telona se disfarça no esportivo Camaro (principal lançamento da Chevrolet no evento), e a Robôkia da Kia Motors que se transforma ao vivo, de hora em hora, e dá boas-vindas aos visitantes no estande da montadora sul-coreana.


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