Caros leitores, neste início de setembro estarei apresentando os resultados preliminares da Pesquisa "Publicidade e Varejo: novo consumidor, velha mídia", no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que acontecerá em Caxias do Sul/RS, de 2 a 6 de setembro. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAN2QTRoiETkHBNSd9MPR6FKi6qy7T4JREi3bvnd-ILrOGTGh4VuJ6_2ur88tx0YftJgOZyj6jLTjkYWtnQX7O_2xLSVWd52JE0IiX7XiH_s-7O_CZ6FKlqkQMG9yvEhKRNWzyfrrpF6Dl/s320/Comunicacao+Varejo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAN2QTRoiETkHBNSd9MPR6FKi6qy7T4JREi3bvnd-ILrOGTGh4VuJ6_2ur88tx0YftJgOZyj6jLTjkYWtnQX7O_2xLSVWd52JE0IiX7XiH_s-7O_CZ6FKlqkQMG9yvEhKRNWzyfrrpF6Dl/s320/Comunicacao+Varejo.jpg)
Nesse trabalho eu apresento o conceito de consumidor moderno que reflete diretamente no atendimento ao cliente, na forma como a comunicação se insere no cotidiano individual e, principalmente pela transparência nos processos de comunicação continuada durante todos os estágios do consumo.
A pesquisa realizada teve a contribuição ativa dos alunos da UFPE (André Wolmer de Melo, Bruno Lira de Souza, Daniel Buarque Cabral, Flavia Carvalho de Freitas, Rafael Viana e Renata Tavares Alencar) aplicadas a disciplina de Teorias da Comunicação, que se propôs investigar como a publicidade se comporta e se adapta frente essas mudanças radicais no novo comportamento de consumo. O artigo demonstra como a publicidade reage frente a demanda de compra que a sociedade moderna vive e os novos desafios das áreas de marketing e propaganda para as empresas que vigoram no alto varejo.
Para saber mais sobre o trabalho: stefani.correa@ufpe.br
pensei que o artigo tivesse aqui, ué, cadê?
ResponderExcluir:D