A matéria está publicada na Revista Cult ( Por Juvenal Savian Filho) e trás em destaque a entrevista com Gilles Lipovetsky, 63 anos, um dos mais conhecidos pensadores atuais. Professor da Universidade de Grenoble, de forma que seu pensamento tem tido certa fecundidade não apenas no mundo acadêmico ou nos círculos filosóficos, mas também em outros universos, como o das artes, da educação, da psicologia, da política...e...do luxo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQbHLOjUHcnNucnKw0Bp1GNFP5Z_g6-y43xS5xCw7NBCNi3uJp2KGERLk02FFuppdLAmVrqpnYWPQBFTBNuLcMcculp7fer8zw2lMCCx-oHM9oCvCKus7g1HGuifI3ysoUnLNnqdOzPVNh/s320/photo%2520sylvain%2520grenoble%5B1%5D.jpg)
O interesse pelo mundo do luxo e da moda tem sido a prova de que inúmeros e inusitados elementos da experiência humana fornecem a Gilles Lipovetsky ocasião para aprofundar o sentido dessa experiência. Nesse contexto, o filósofo descreve:
"Hoje, mais da metade dos europeus compra ao menos uma marca de luxo por ano; tem-se tornado um fenômeno democrático. E não se trata de luxo que escandaliza. Comprar um vidro de perfume, um batom, uma bolsa de mil ou 2 mil dólares não é algo escandaloso. Talvez seja ridículo, mas não escandaloso. Esse é o luxo que me interessa, assim como também tenho interesse pelas técnicas de marketing, os novos modelos de lojas, pois isso toca a todos nós; trata-se de um fenômeno estético de nosso mundo".
Para ver essa entrevista na íntegra, acesse:
http://revistacult.uol.com.br/website/news.asp?edtCode=AF90AA66-E27F-47E9-BD3A-4810E07F2913&nwsCode=CAA8F3EE-F392-4A8B-865A-0078658EABD0
Oi Ro, td bem?
ResponderExcluirEstou editando a revista Vida&Arte, (http://www.diariodaregiaodigital.com.br/Flip/Flip.php), em Rio Preto. Ela é destinada ao público A/B, por isso tenho constatado que, na prática, isso acontece de fato. Mesmo de longe acompanho seu trabalho, viu?!
Vc é 10! Saudades...
bjão